domingo, 5 de setembro de 2010

Assado de Galinha dos ovos de ouro

O fogo é uma tradição que os colonizadores portugueses herdaram dos índios. História ! E ela está cheia de casos mal contados como estes. Índios usavam fogo em áreas restritas, não em continentes inteiros. Nossos colonizadores predaram à mancheias e retiveram o que lhes trazia mais ganhos rápidos.

Muitos grupos indígenas queimavam matéria orgânica verde, em um fogo com muita fumaça. O resultado ao longo de centenas de anos são solos orgânicos de altíssima fertilidade que mesmo depois de milênios ainda abastecem o mercado de Ver-O-Peso em Belém. São as terras pretas de índio. Isto não herdamos porque é ganho a longo prazo.

A dona de casa que reclama das queimadas é também parcialmente culpada quando reclama de varrer a fuligem no cimento. O mesmo cimento que impede a água de entrar no solo, o mesmo solo que sem água não deixa a árvore crescer, a mesma árvore que não transpira água e com o ar seco traz mais fogo e mais fuligem. Mais cuidado ao apontar este dedo aí.

A solução para o fogo é triturar a matéria orgânica. A máquina para fazer isto está em operação na Embrapa há mais de 10 anos e é uma novidade só porque ao invés de inventarmos uma agricultura adequada à esta terra, trouxemos uma que funciona bem só onde neva. De novo, retivemos só o que interessa.

A matéria verde triturada fica depositada no solo e o protege do sol que seca e da chuva que lava, enquanto se decompõe aos poucos, liberando nutrientes também aos poucos para o solo. Esta energia toda será incorporada na vida do solo ao invés de contribuir para o efeito estufa, e será o agricultor quem ganhará com isto. Se estiver curioso, dê um google em “Tiptamba”.

O lobby ruralista tem sido bem sucedido em colocar-se como tendo um ponto de vista oposto aos dos ambientalistas. É mentira. Ambientalistas querem viabilizar a agricultura a longo prazo, visando seu bem, não sua destruição. Esta é a discussão entre o filho que quer ver TV comendo salgadinho e o pai que enxerga o prejuízo no longo prazo. O filho então chora e diz que será terrivelmente infeliz. Trata-se aqui de fortalecer o agribusiness melhorando sua sustentabilidade e impedindo-o de queimar sua própria galinha dos ovos de ouro, piorando o clima de todos. Dados governamentais (IBGE) liberados nesta semana comprovam que 58% da contribuição brasileira para o efeito estufa vem de queimadas agrícolas e florestais. Conseguimos a façanha de produzir CO2 e subdesenvolvimento ao mesmo tempo.

Assim como o fogo, o Código Florestal, a redução do uso de agrotóxicos e a melhoria das condições de trabalho no campo (desde a escravatura), todas estas são bandeiras que visam a melhoria da agricultura a longo prazo, mas são recebidas com um chororô generalizado dos proprietários de terras. Se pelo menos fossem muitos, ao menos seria alguma água para nossos solos esturricados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário