quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Milagre dos pães

Há uma passagem da Bíblia em Mateus sobre milhares de pessoas alimentadas por sete pães e alguns peixinhos. Não é preciso acreditar em milagres para enxergar a beleza desta passagem sobre a mobilização de recursos e a união de forças.

É impossível conseguir com que todas pessoas em um grande grupo dêem o melhor de si (no caso a comida que as pessoas levavam em seus bolsos) para uma causa comum. Conseguir agir em conjunto é um milagre ainda mais maravilhoso que pães aparecerem magicamente.

Olhe para as grandes notícias ambientais deste ano. Aliás, de qualquer ano.

O único consenso que nossa pobreza de espírito atinge é acerca de dinheiro. Um plebiscito entre deputados sobre um aumento de 60% para eles mesmos é fácil. Qualquer outro é difícil. Representantes de todos países se reúnem em um local turístico; Vêm os cientistas e dizem que o Armageddon é certo se não fizermos alguma coisa. E eles fazem coisa alguma.

Os últimos 10.000 anos foram de chefes, mandatários e imperadores, mas hoje um país algo comunista compra à vista o mais capitalista deles, enquanto uma leva de países miseráveis sobe vários degraus.

E não se trata de um momento especial. Já no século 19 Dom Pedro I escrevia de Portugal para seu filho Dom Pedro II dizendo que estudasse para ser o melhor imperador, porque as pessoas já não mais respeitavam um príncipe só por sua condição.

E o que isto tem a ver com ambiente ?

No mundo de força concentrada como ele tem sido até hoje, foi comum que os benefícios ficassem com um chefe e a sujeira fosse dividida entre os subordinados.

O ouro das Minas Gerais foi para Portugal que era nosso chefe e direto passou para Inglaterra, chefe de Portugal na época. Nós ficamos com o mercúrio até hoje contaminando os solos da região, Portugal com uma dívida semi-paga e a Inglaterra revolucionou a indústria da época.

Em um mundo mais equilibrado, ou encontramos um modo de todos colocarmos os pães na mesa, ou morremos todos de fome.

Que em 2011 todos demos nosso melhor para o benefício de todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário