sábado, 1 de outubro de 2011

Como não enterrar sua árvore

Tem aquele clichê que todos deveriam escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. É pouco. Para realizar-se, uma pessoa deveria plantar uma muda que vire uma árvore, escrever um livro que não encalhe e criar um filho que não se drogue.

Deixo os filhos e livros para outros colunistas mais entendidos.

Para começo de conversa, tente mudar a estratégia de anos passados, que afinal parece não estar funcionando. Plante uma árvore só se não puder cuidar de uma já crescida.

Comece escolhendo a espécie. Já ouço seu pensamento dizendo que vai plantar a mudinha que o cumpadi lhe deu, que está no jeito.

Não vou perder meu tempo discutindo agora. Plante qualquer porcaria, e daqui a dez anos corte e plante outra. Quem sabe daqui a 50 anos você tenha acertado.

Talvez.

Conheça como sua árvore vai estar em cinco ou dez anos para saber se ela é compatível com o local onde vai ser plantada.

Se você quer que a sua árvore cresça, abra uma cova onde entre o seu braço, não a sua mão, e quanto pior a terra, maior a cova. Você não precisa abrir a cova de uma vez. Abra em dois ou três dias. Sem problema. Mas não coloque sua preciosa muda numa cova rasa. Você vai estar tratando sua muda como um defunto ruim, e não tenha dúvida, ela se tornará um.

Não é novidade que o melhor adubo de todos está no lixo das nossas cozinhas. Pegue as cascas e sobras de comida e vá jogando na sua cova. Cubra com um pouco de terra a cada leva que for jogando, para evitar moscas. A cada chuva que cair, este material orgânico é lavado e esta água desce ainda mais para baixo da sua cova, ampliando o benefício da sua adubação. Quando esta mistura de cascas e terra estiver chegando perto da superfície, termine de encher com terra, espere uns dois meses e aí coloque sua muda.

Irrigue bastante sua muda. Esta muda vai agüentar agora pleno sol, e até adaptar-se é melhor ter bastante água a disposição. A água também ajuda a chegar a terra perto do torrão da muda.

A causa mais freqüente de morte de árvores urbanas é depredação. Em alguns lugares, uma estaca só dá conta. Para lugares mais barra-pesada, precisa de uma cerca. Eu já vi até uma caixa fechada, só com a parte de cima aberta, de onde dava para ver a mudinha, coitada, lá no fundo, no escuro. Não é o melhor lugar do mundo para ela, mas é melhor do que ser depredada por um transeunte babão.

Este é o básico. Se você quiser saber mais, venha para o Departamento de Agronomia da UEL ficar cinco anos com a gente, e de quebra você ainda ganha um diploma de Engenheiro Agrônomo, que, é um dos profissionais responsáveis por plantios em larga escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário