sexta-feira, 14 de outubro de 2011

No meio do furacão

A frase é meio exagerada, mas verdadeira – Criei-me no meio do furacão.

Sou Professor de Recursos Naturais para agrônomos há 20 anos. As coisas têm melhorado recentemente, mas sempre houve uma tensão inexplicável entre produtores e ambientalistas.

Já fui e voltei às profundezas do inferno de Dante atrás de entender porque ambientalistas, tão focados em nutrir plantas e bichos brigam com quem produz comida para gente e agricultores brigam com quem está preocupado com a sustentabilidade do seu negócio.

Ao longo dos anos a tensão tem diminuído na sala de aula, mas talvez até piorado fora dela, conforme a legislação ambiental vai saindo do papel. Por isso, fico entusiasmado quando vejo pontes sendo construídas. A palavra correta seria “emocionado”. Para mim é emocionante quando dois litigantes percebem uma solução conjunta para um problema.

Nos EUA, os incêndios florestais têm sido cada vez mais sérios pelas alterações climáticas e porque eles foram controlados nos anos 50 (a floresta de lá precisa ser queimada regularmente para evitar incêndios catastróficos para árvores e infra-estrutura). Eis que dois inimigos dos anos 90, um madeireiro (Dwaine Walker) e um ambientalista (Todd Shulke) resolveram unir forças para fazer uma exploração controlada da floresta, evitando os incêndios ao mesmo tempo que usam alguma madeira.

Já é complicado descobrir o aspecto técnico que favorece a construção da “ponte”, aquele lugar onde o rio é mais estreito. Muito mais complicado é conseguir que dois inimigos antigos percebam que estiveram enganados em sua rusga, e que sempre houve um caminho mais fácil.

Uma outra ponte é um artigo que saiu nesta semana na revista Nature :Solutions for a cultivated planet do qual vocês ouvirão falar muito. Jonathan Foley e mais um grande time de pesquisadores se debruçaram sobre dados globais e concluíram que para conseguirmos nutrir o bilhão de pessoas mal nutridas que ainda existe hoje e diminuir a demanda agrícola sobre os recursos naturais, precisamos parar de expandir a área agrícola, mas precisamos buscar nivelar a produção, que cria problemas por ser concentrada em algumas áreas e insuficiente em outras. Também precisamos buscar maior eficiência na agricultura e distribuição do alimento. Um componente importante disto é a mudança de nossa dieta. Você, que faz parte de uma elite que se informa lendo, faz também parte de um grupo para o qual a comida faz mais mal do que bem. Coma menos, com mais plantas e alimentos menos refinados e você fará em primeiro lugar bem para você, mas também para o resto do mundo.

Para evitar que alguém cite esta coluna indevidamente, deixo claro que em ecossistemas tropicais não é necessário fogo, porque temos chuvas constantes durante o ano e uma luxuriante microbiota que degrada a matéria orgânica.

Veja aqui o pequeno filme sobre o madeireiro e o ambientalista que perceberam que estão do mesmo lado da briga
http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=ambientalista-e-madeireiro-se-unem-para-salvar-mata-nos-eua-04024D183172D4892326/mediaId=12159105/date=2011-10-08&&list/type=user/codProfile=1hjuf7gjt6ko/

E veja aqui o artigo de Jonathan Foley;
http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature10452.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário