sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sucesso ?



Nossa noção de sucesso é errada, e este erro está custando um planeta.
No rádio, ouço um colunista falar sobre liderança, que precisa fazer isto e aquilo, que exige sacrifícios, que não é para todos, como se liderar pessoas fosse algo inerentemente bom, tal qual beber água no deserto.
Ouço isto enquanto dirijo em meio aos belíssimos prédios da Gleba Palhano, mas sinto o odor fétido de esgoto. Ainda pior, poucas horas depois me chega um filme o saneamento básico em Dubai, todo ele feito a caminhão. Também lá, ergueram os prédios, mas não pensaram no fato essencial que cada vaso sanitário produz alguns litros de água misturada com fezes e urina cada vez que é acionado, e somando isto com pias e ralos temos um volume enorme de água, que exige toda uma engenharia debaixo da terra para funcionar.
Não gostamos do que está debaixo da terra, não gostamos daqueles que fazem a coisa funcionar. Queremos morar no prédio belíssimo e ser o presidente, não importa de quê.
Nesta busca, terminamos esquecendo de fazer aquilo que todos sabemos ser a coisa certa, a alternativa de longo prazo, bem pensada, que vemos em nossas viagens para países mais ricos, mas nossa síndrome de cachorro vira lata nos impede de dar passos para implementar.
Em minha casa, seguimos silenciosamente usando água da chuva para tocar nossos vasos sanitários (como não chove, agora usamos mesmo a água da banheirinha do Pedrinho), e depois de enriquecida com toda sorte de resíduos, esta água ainda tem regado as pequenas mudas de árvores frutíferas. Não lideramos ninguém, muito menos é uma grande e visível obra, mas é a coisa certa a ser feita.
O Dalai Lama disse que “O planeta não precisa de mais pessoas de sucesso. O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo. Precisa de pessoas que vivam bem nos seus lugares. Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário