sexta-feira, 18 de julho de 2014

Aprendizes de feiticeiro

Na semana passada contamos como o glifosato, o mata-mato mais usado em todo mundo, repete a história dos inseticidas organoclorados, já banidos há décadas.
Os inseticidas neonicotinóides são mais uma variação sobre o mesmo tema; Quando inventados, prometem maravilhas, mas o tempo termina por mostrar seus problemas.
Desde sempre pequenos agricultores usam água de fumo para matar insetos. Daí nas décadas de 80 e 90 passamos a purificar os princípios ativos encontrados nestas infusões de tabaco para aumentar seu efeito. Como não existe almoço grátis, este trouxe efeitos colaterais.
A história contada até agora era que princípios ativos como acetamiprid,  clothianidin e imidacloprid eram quase que “naturais” porque foram copiados da natureza e têm efeito residual curto, mas esta história é enganosa, conforme mostrou um artigo publicado neste mês na revista Nature.
Na Holanda, áreas com mais de 20 nanogramas por litro de imidacloprid na água, sofreram redução de 3,5 porcento anuais na população de aves, sendo aqueles locais com maiores concentrações, também os mais afetados. Análises adicionais mostraram que esta tendência iniciou-se junto com o emprego de imidacloprid na Holanda, nos anos 90 (Imidacloprid é o inseticida mais amplamente usado no mundo atualmente).
Esta descoberta mostra que foi correta a medida da Comunidade Européia de banir o uso de alguns neonicotinóides em resposta ao colapso de colméias de abelhas em ocorrência ao redor do mundo, causado também pelo uso desta classe de inseticidas.
A possibilidade de usar uma varinha mágica e acabar com as pragas da agricultura (ou daninhas, ou doenças) é até atraente, mas nestes três casos, o dano causado pelo aprendiz de feiticeiro acabou sendo muito maior do que lidar com o problema como sempre fizemos; melhorar a nutrição das plantas, empregar variedades resistentes, alterar datas e modos de plantio.
Enfim, parece não haver escapatória ao bom e velho bom senso agronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário