sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Preste atenção

O ambientalismo brasileiro está exultando com os 19.636.359 votos de Marina Silva, mas é só porque não prestamos atenção.

Os quase 20 % de “votos verdes” obtidos implicariam que uma de cada cinco pessoas que você conheça colocariam o ambiente à frente de justiça social (Dilma) e saúde (Serra).

Os locais onde ela teve mais votos mostram a tendência real. Brasília não elegeu um único deputado do PV. Na cidade de Florianópolis onde ela fez um honroso segundo lugar, também o PV não fez deputado federal ou estadual. O candidato a deputado do PV mais votado em Florianópolis conseguiu míseros 982 votos entre quase 315 mil. Somados a mais outros gatos pingados, os candidatos do PV fizeram algo como 1% dos votos. Este é o tamanho da onda verde.

Os eleitores de Florianópolis e Brasília podem não ser ambientalistas mas prestam mais atenção que a média. Votaram contra a pirataria (Dilma) e a privataria (Serra) porque lêem mais e têm mais memória.

A ex-candidata é muito lúcida de repetir que os votos não são seus. Os votos de Barbalho, Roriz, Maluf e Curi têm dono porque são votos da troca de favores e do interesse individual. Voto de protesto não tem dono.

Ou talvez seria então a onda verde a eleição dos candidatos vegetais Tiririca e Mulher-Pera ?

A única onda verde desta eleição foi o tsunami dos mares de soja do Centro Sul para a banda de Serra. Verdadeira ingratidão com o PT que disponibilizou até um comunista de estimação (Aldo Rebelo) para destruir o código florestal e tentar atrair o voto dos fazendeiros.

O mesmo Aldo Rebelo antes da eleição foi ao Pontal do Paranapanema cavar uns votinhos dizendo para os pequenos agricultores soltarem o gado nas Reservas Legais. Se o nobre deputado prestasse atenção, se perguntaria porque a Reserva está verde e o capim tão seco e talvez sugerisse um dos muitos métodos agrícolas adaptados àquela realidade.

Onda verde é deputado federal incitando proprietário rural a cometer crime ambiental ?

Cito o professor FHC (não o presidente !). Não somos conservadores, somos atrasados mesmo. Somos pouco educados e não prestamos atenção.

E lembrando FHC, que perdeu a eleição para prefeito de São Paulo em 1985 porque gaguejou sobre a existência de Deus. Político que não acredita em deus nasceu morto. Os ateus são muito mais compreensivos com a necessidade de acreditar em deus dos religiosos, do que os religiosos são com as provas cabais da inexistência de deus.

O ambientalismo de Marina é 19.636.359 vezes menos importante que sua religião e sua posição clara e histórica contra o aborto.

Aos candidatos à presidência, visivelmente estafados, recomendo que não briguem pelos votos verdes, eles não existem.

 

Um comentário:

  1. É mesmo um balde de água fria. Mesmo não acreditando que Marina pudesse exercer um bom papel na presidência, votei nela por não concordar com as políticas (des)ambientais dos dois principais candidatos. Porém não consegui votar em nenhum candidato do PV aqui no estado porque eles eram fracos demais ou inexistentes para alguns cargos. E sabemos que a política é feita pela Câmara e Senado e suas alianças/conchavos. O Brasil está longe ainda de uma maturidade ambiental...

    Eu coloquei seu link no meu blog.

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito-MS

    ResponderExcluir