sexta-feira, 12 de abril de 2013

O cão é o melhor amigo do homem ?


O que se entende por amizade pode variar, mas não inclui posse. Não há como haver amizade entre o dono e sua propriedade. Cachorros vivem conosco há milênios, resolvendo vários problemas, inclusive fome. Amigo é aquele que você mata para comer ?
Hoje, cães, gatos e peixes não servem para nada mais que evitar depressão ou ostentar. Há centenas de anos temos inclusive alterado as raças originais de animais para produzir brinquedinhos que se adéquam ao gosto humano, mas sofrem as conseqüências de um melhoramento genético irresponsável.
Imagino que as pessoas tenham animais de estimação porque gostam de seres vivos, e compartilho com elas este gosto, mas não entendo como o Rex come proteína todo dia quando há seres humanos passando fome.
Gosto tanto de animais que os quero, assim como com meus amigos humanos, em liberdade. Lugar de bicho é na natureza, mas não como acontece em Brasília. Lá, matilhas de cães abandonados (de raças fora de moda) vivem em unidades de conservação caçando animais silvestres. É uma matilha de poodles, dálmatas e pit bulls.
Um cão só pode preencher as necessidades afetivas de alguém com severos problemas mentais. É verdade, eles até são capazes de muitos sentimentos, mas se compara com gente ? Com 7 bilhões de pessoas no mundo, só não se relaciona com seres humanos quem realmente não o deseja.
Muito mais sério que singela opção individual, animais de estimação são fonte de gigantesco impacto ambiental. Um trabalho de 2009 mostra que a pegada ecológica de um cachorro é ainda maior que a de um grande veículo. Outro, de 2008  mostra que 13% da pesca mundial é destinada para animais de estimação.
Obviamente, não podemos simplesmente libertar os animais. Erros seculares não serão consertados assim. Os animais devem ter liberdade nos casos possíveis, os outros devem ser esterilizados. Aqueles criados para produção devem viver uma vida mais digna, não só por questões éticas, mas também porque a qualidade dos produtos será melhor para nós.
Agora, se seu problema é solidão, Eduardo Dusek já resolveu seu problema nos anos 80. Troque seu cachorro por uma criança pobre.

Um comentário:

  1. Concordo com aquilo que escreves. Compartilhei teu artigo no Facebook e talvez sinta "na pelo" a ira de muitos amigos meus que caem no lugar-comum de substituir a filhos por cachorros e outros "pets". Nada contra os animais, mas sim, contra a falta de atitude humana em relação a seus semelhantes....

    ResponderExcluir