sexta-feira, 23 de maio de 2014

Passado, Futuro do Pretérito e Futuro do subjuntivo

Um dia, quando estiver velho o suficiente para não dever mais nada a ninguém, nem mesmo bom senso, estas colunas serão mais etéreas e me libertarei de fazer um intróito, desenvolvimento e conclusão.
Falarei então de coisas soltas, de por exemplo, como conheci o interior da Argentina na semana passada, e como a região me lembrou uma volta ao passado que fiz viajando ao interior do Paraguai. Nos anos 90 ainda se via por lá madeireiras em plena atividade. Recém chegado na UEL, enxerguei isto como uma visão do passado de uma Londrina que não conheci.
Já a província de Misiones, na Argentina, me pareceu agora uma visão do futuro, de como poderíamos ser se tivéssemos mantido mais de nossa floresta.
Nesta semana estou no interior de São Paulo, onde tudo mudou desde que deixou de ser minha casa.
Abrindo a janela do hotel no que já foi a pacata Rio Claro, lembrei-me de um sem número de cidades norte americanas, com hotéis diante da rodovia dupla ao lado das franquias de fast food e drogarias.
Escondido nas ruas secundárias estão os paralelepípedos polidos pelas ferraduras e rodas de metal e as casinhas antigas com a janela na calçada. Sempre que dá, as casas antigas dão lugar às novas, assim como também ocorreu no Norte do Paraná.
Em todo lugar, cremos que seria chique trocar o que nos é próprio por esta gosma arquitetônica internacional, igual em todo mundo, despersonalizada.

Qual será o custo ambiental de demolir tanta coisa e reconstruir ao gosto da época ? E para quê, exatamente?

Seria para que não viajemos, não saiamos de nossos sofás?

Voltando para casa, passei pelo Rio Tietê, lindo, gigante e limpo lá pelo meio do estado, e pensei que toda água que falta na Cantareira, sobra no Tietê. Não é ali que afinal termina toda água que é retirada dos mananciais ao redor de São Paulo, depois de uma rápida passagem por vasos sanitários, pias e chuveiros? Que vontade de voltar para minha casa, onde ao menos lá, não coopero para nenhuma dessas porcarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário