segunda-feira, 19 de maio de 2014

Neo-escravos

A ascensão das classes C e D brasileiras é reconhecida até pela oposição, mas vale a pena olhar isto com mais atenção. Atenção ambiental e de qualidade de vida, não só econômica.
É lindo imaginar as pessoas com mais dinheiro e vivendo melhor. Em algum canto de nossa mente vemos aquela mulher que carrega água na cabeça comprando tubos e bombas, imaginamos esgotos a céu aberto sendo tratados. A realidade é diferente.
Resolvi ir atrás de dados quando li sobre o morador do Alemão que pintou a parede e comprou um móvel novo para uma TV que acabou destruída. Junte esta história com esta outra: Metade dos alunos de 15 anos não sabe ler (repito, alunos, não se considerou jovens não-alunos) e você facilmente chega à terceira: Consumidores com renda entre 500 e 1000 reais respondem por uma alta de 43,9% na demanda por crédito no ano (índice Serasa). Este é crédito exclusivamente para consumo, não para melhorar de vida. O banco fica com os juros e você com a obrigação de dar um fim para o e-lixo.
Assim como no escravagismo de fato, este também obriga as pessoas ao trabalho e o resultado não é a melhora de vida de todos, mas acumulação de poucos. O que todos terminam por dividir, consumidores ou não, é a degradação de recursos naturais: água, minerais e energia necessários para construir o último objeto com vogais repetidas (por que a indústria tem obsessão por nomes com vogais repetidas ?).
Os gregos já resolveram isto há muitos milhares de anos. Para eles, quem trabalhava com matéria (engenheiros, artesões, construtores, médicos, etc) eram todos escravos. Quem podia, trabalhava com idéias; professores, filósofos, poetas e músicos eram as profissões mais consideradas.  
Este neo-escravagismo obriga as pessoas a trabalhar como loucas para consumir de maneira igualmente insana. O grilhão é aparentemente menos dramático por não ser de ferro, mas é muito pior por prender as pessoas pela mente. Um escravo podia ao menos tentar fugir para um quilombo, mas para onde foge alguém cuja mente foi aprisionada ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário