sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mais xixi

Neste mesmo espaço há algumas semanas, publiquei singela contabilidade mostrando que há nitrogênio suficiente no xixi dos brasileiros para manter nossa citricultura e cafeicultura e ainda sobrar. O propósito foi contribuir para a discussão tão antiga e também tão recente discussão do uso da água nas cidades.
Raras colunas causaram tanto desconforto entre os leitores, por isso vamos explicar um pouco mais as coisas.
Os brasileiros maiores de dez anos fomos criados em uma condição de tanta abundância de água, que achamos correto usa-la para diluir excrementos e nem imaginamos maneiras de mitigar o problema. No entanto, elas estão por todo lugar e não percebemos. A estação de tratamentos de esgoto retira excrementos da água. Nos casos de menores quantidades, o lançamento in natura em certos rios e outros corpos de água se processa sem muitos problemas, desde que estejam em um limite razoável.
Igualmente, uma fossa séptica bem construída retorna os excrementos á natureza sem causar poluição.
Muitas pessoas me escreveram perguntando o que podem fazer.
Há vinte anos, ligar para os EUA era coisa de rico. A mudança resultou do trabalho conjunto de governos, empresas e cidadãos.
Assim como no caso da internet, não há solução única. Atualmente, o esgoto desce por gravidade, é bombeado por usuários ou por empresas de saneamento, ou por condomínios. Em alguns casos, como em Dubai, é até transportado em caminhões tanque.
No meu caso (ou na minha casa...), o esgoto é disposto em uma grande massa de carbono que usa o nitrogênio e fósforo para decompor-se. Algumas pessoas poderão usar esta solução. Outras podem usar a solução da fundação Bill e Melinda Gates, que usa energia elétrica para processar celularmente. Há vasos sanitários que separam número um de dois. Há, na Califórnia, usinas de reaproveitamento de água que transformam esgoto em água potável em 45 minutos, e o resultado é tão bom que a água não é lançada em alguma represa, como pretendem fazer os paulistanos. Eles bebem mesmo !
Não devemos buscar a melhor solução, elas geralmente não existem frente a uma diversidade de situações. Devemos buscar o que funciona em cada lugar. 
O que posso assegurar, é que é muito mais divertido bombear o esgoto e fazer composto de alta qualidade, que mandar o nitrogênio embora, para virar poluição em algum outro lugar.
É pedir muito, que a mesma geração que inventou a internet, reinvente também o transporte de excrementos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário