sexta-feira, 13 de março de 2015

Não Gaia nesta

Foi nos anos 70 que James Lovelock criou a teoria de Gaia, segundo a qual o planeta teria uma tendência a manter-se estável, mais ou menos como eu e você tendemos a ficar nos 36 de temperatura. 
Apesar do belo simbolismo de atribuir personalidade ao planeta, não há nada de cientifico nesta “teoria”. Planetas são diferentes de seres vivos, que podem manifestar desejo.
Eis que na semana passada, vi o planeta todo, em pleno funcionamento. Vi vulcões expelindo enxofre, assim como o arco de desmatamento da Amazônia. Vi a poeira da China e do Deserto do Saara cruzando oceanos. Vi as latitudes médias sem vento, que tanto problema causaram para os antigos navegadores. Vi os vortexes de ar frio dos pólos que estão enterrando os norte americanos em neve, e vi também as emissões das termo elétricas deles.
Tudo isto em somente 6 meses de dados do satélite GEOS5, que é capaz de “enxergar” materiais em suspensão na atmosfera. Quando a NASA colocou juntos estes 6 meses de imagens, tudo isto ficou visível na forma de um filme que você pode ver neste link  .
Nos anos 70, Lovelock e Margulis não tinham estas ferramentas, então talvez recorreram a esta “mentirinha” para conseguir que as pessoas tivessem uma percepção mais ampla do planeta.
Como cientista, você pode descobrir que a fuligem produzida na China e Ásia está fazendo chover mais no Pacífico, mas sua descoberta vai ficar escondida até que as pessoas enxerguem o que você está falando. E quando enxergarem, talvez percebam a distante, porém real, conexão existente entre as bugigangas produzidas na China com a falta de água na Califórnia. Igualmente perceberão a conexão do churrasquinho inofensivo com o desmatamento e a falta de chuvas.

Gaia foi uma mentira para chegar a um lugar correto, tal como usar o Papai Noel para ensinar para crianças que existe bondade. Bem menos que isto, se estas imagens conseguirem fazer com que as pessoas percebam que não é possível reverter as mudanças do clima com ar condicionado ou pegar água do vizinho quando ela escassear, já estarei feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário