domingo, 9 de outubro de 2016

A composição da direita alemã

Na última segunda feira, Frauke Petry, líder da direita alemã usou a palavra compostagem de modo peculiar em uma reunião em Stutgard;
- O que podemos entender da campanha “A Alemanha é colorida” ? Uma pilha de composto é colorida também.
A intenção foi condenar a gestão da Chanceler Angela Merkel que está acolhendo 900.000 imigrantes, comparando-os com excremento. Ao menos foi esta a conclusão que cheguei depois de penar um pouco para entender o argumento que trai tanto  desconhecimento de  compostagem que termina por advocar a favor de Angela Merkel.
Como o próprio nome já diz, a riqueza de uma pilha é sua composição. Produtos de diferentes fontes se complementam para ao fim produzir um fertilizante capaz de fornecer variados nutrientes para as plantas. Um único produto, seja ele qual for, produzirá um composto deficiente. Será possível construir um país criativo com homens brancos de meia idade, como os que foram ouvir Frauke Petry?
Pilhas de composto e comunidades organizadas são igualmente capazes de transmudar o mal em bem. Antibióticos, hormônios, verminoses e muitos outros não resistem ao ambiente riquíssimo de vida em uma pilha de composto, e são decompostos em seus constituintes fundamentais quando perdem o poder de fazer mal. Não é belo imaginar que aquelas inevitáveis pessoas complicadas irão transmudar-se quando encontrarem-se em um ambiente que estimule suas capacidades de agir coletivamente.
Que a Alemanha continue colorida como uma pilha de composto e recebendo imigrantes em quantidade.

Para Frauke Petry, eu recomendaria cuidar de uma pilha de composto. O trabalho manual e o contato com a natureza também estimulam a compaixão, que assim como a compostagem, é muito usada e pouco praticada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário