sábado, 18 de dezembro de 2010

Neo-Escravagismo

A ascensão das classes C e D brasileiras é reconhecida até pela oposição, mas vale a pena olhar isto com mais atenção. Atenção ambiental e de qualidade de vida, não só econômica.

É lindo imaginar as pessoas com mais dinheiro e vivendo melhor. Em algum canto de nossa mente vemos aquela mulher que carrega água na cabeça comprando tubos e bombas, imaginamos esgotos a céu aberto sendo tratados. A realidade é diferente.

Resolvi ir atrás de dados quando li sobre o morador do Alemão que pintou a parede e comprou um móvel novo para uma TV que acabou destruída. Junte esta história com esta outra: Metade dos alunos de 15 anos não sabe ler (repito, alunos, não se considerou jovens não-alunos) e você facilmente chega à terceira: Consumidores com renda entre 500 e 1000 reais respondem por uma alta de 43,9% na demanda por crédito no ano (índice Serasa). Este é crédito exclusivamente para consumo, não para pagar contas. Não nos endividamos para melhorar de vida. Estamos nos endividando para consumir, comprar quinquilharias. O banco fica com os juros e você com a obrigação de dar um fim para o e-lixo.

Assim como no escravagismo de fato, este também obriga as pessoas ao trabalho e o resultado não é a melhora de vida de todos mas a acumulação de poucos. O que todos terminam por dividir, consumidores ou não, é a degradação de recursos naturais: água, minerais e energia necessários para construir o último objeto com vogais repetidas (por que a indústria tem obsessão por nomes com vogais repetidas ?).

Há também o agravante do envelhecimento da população. Se você ainda imagina o brasileiro médio como jovem e cheio de filhos, precisa rever seus conceitos. Nossa população não está tendo filhos nem para repor os pais e está envelhecendo rapidamente. Em 20 anos o brasileiro médio será um velho sem filhos para cuidar dele e sem poupança. Poupamos muito menos que 10% de nossa renda bruta, enquanto China e Índia estão por volta de 30%. É por isso que em 40 anos deixaram de plantar arroz enquanto estamos só um pouco melhor.

Mas esta não é a primeira vez que perdemos o bonde da história. Na década de 50 trocamos o superávit gerado na segunda guerra por meias de Nylon e Chicletes. A história se repete e ainda mais para os que não a conhecem.

Este neo-escravagismo obriga as pessoas a trabalhar como loucas para consumir de maneira igualmente insana. O grilhão só é aparentemente menos dramático por não ser de ferro, mas é muito pior por prender as pessoas pela mente. Um escravo podia ao menos tentar fugir para um quilombo, mas para onde foge alguém cuja mente foi aprisionada ?

Tenham todos um Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário