segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aos meus alunos

Minha rápida passagem pelas terras do tio Sam foi interessante para lembrar-me do gosto do aluno norte americano de conhecer o mundo. Com exceções, o aluno brasileiro desliga no momento em que se começa a falar de fora, talvez por um pessimismo que julga improvável uma carreira internacional.

Dedico esta coluna sobre coisas muito grandes ou muito antigas, a estes últimos.

Há dez ou quinze mil anos que temos mudado a constituição genética de plantas, adubando, irrigando e principalmente selecionando as que se saem melhor nesta condição protegida. A conseqüência é que criamos plantas mimadas. Elas até produzem muito, mas para isto desperdiçam nutrientes e água. Até hoje, as iniciativas para reverter isto eram isoladas, com programas de melhoramento acadêmicos ou de ONGs visando genótipos selvagens. Recentemente a Monsanto entrou neste jogo, criando "pipelines" de variedades que mantém a produção mesmo com pouco nitrogênio no solo, ou sob secas moderadas. Isto pode melhorar a vida do produtor sem dinheiro para comprar adubo (desde que ele tenha dinheiro para comprar semente). Além disto, nitrogênio consome energia para ser produzido. Cada grama a menos, é menos CO2 emitido.

A entrada das grandes empresas muda as regras do jogo ambiental. Você está preparado ?

A Swiss Ré, uma empresa de resseguros (que segura as seguradoras) estimou em US 218 bi as perdas com catástrofes em 2010, triplicando o valor de 2009. Diante disto, o aumento de 60% no prêmio pago em relação a 2009 é até pouco e se justifica só porque grande parte destas catástrofes ocorreu em países subdesenvolvidos, pouco cobertos por seguros.

Seu planejamento de carreira leva em conta o aumento de freqüência de catástrofes ?

A redução na produção agrícola devido às mudanças climáticas já é perceptível, diz um artigo na revista Science que em breve vamos comentar mais detidamente.

Você está preparado para reduções de produtividade, ou ao contrário, como ouvi esta semana, acha que só a área de preservação permanente já resolve o caso ?

Se você não está preparado para reduções de produtividade, os países ricos mas sem agricultura estão. Oitenta milhões de ha foram ocupados por eles, principalmente na África e Ásia, mas também 8,8 milhões de ha America Latina.

Você esta preparado para um mundo onde os países mudarão sua geopolítica e acesso ao sol ? o que isto significa para os preços de commodities agrícolas, o que isto significa para o impacto ambiental da agricultura nestas terras "tomadas" ?

Se você não esta usando a internet para entender e pensar nisto tudo, outros estão, e as melhores oportunidades serão de quem estiver melhor posicionado.

 

Um comentário:

  1. 20 anos se passaram desde aquelas aulas na uel. voce nao era THE professor ainda e eu era um aluno imbecil despreparado para apreciar as aulas. vejo que se tornou um evangelico fervoroso. li o blog todo. interessante deveras. e eu nao sou mais agronomo, gott/inri cristo/devil sei dank.

    aqui vai a pergunta: umas cocotinhas casadas com amigos meus so colocam alcool no tanque. e dizem estar salvando o planeta. quando um vectra a alcool faz 3.5km/l na cidade eu tenho duvidas se isso ajuda o planeta. outra coisa; sera que o alcool de cana he tao mais eficiente do que dizem por ai? nao se gasta muito N vindo de petroleo para producao do alcool?

    parabens pelo brog, keep it up.

    ResponderExcluir