sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sanitário Windows 1.0


Nossos netos não saberão de onde veio o dinheiro de Gates. É mais provável que conheçam o megaprogramador pela revolução que iniciou nesta semana. Sua fundação desafiou acadêmicos do mundo inteiro a reinventar o vaso sanitário. Nesta terça feira foi anunciado o vencedor (CalTech), com um projeto de vaso sanitário tocado a energia solar que produz hidrogênio e esterco. A próxima etapa é implantar um piloto dentro de dois anos.
A priori, parece simples. Inventemos um jeito menos poluente de nos livrarmos das fezes e urina e o problema estaria resolvido. Ou não ?
Apesar da intenção de Gates ser a melhor – e também a maior do mundo, ainda não será este complexo modelo de vaso sanitário que irá substituir nosso tão querido companheiro, aprimoradonos últimos cinco mil anos
O sanitário nerd do Caltech aliás, lembra um tanto a famosa criação de seu benfeitor. Tem uma célula solar, um tanque eletrostático, válvulas a serem acionadas. Até imagino vez ou outra o usuário tendo que reiniciar o sistema. Este sanitário enfoca na parte líquida do resíduo, esquecendo que o lodo pode também transmitir doenças. O tanque que eles usaram para decantação, de uns cem litros, não aguentará uso real. Para decantar bem a coisa, ele precisaria ser umas 10 x maior.
Os 40% da população mundial que não dispõem adequadamente sua fezes e urina são muito variados em seus perfis. Há desde aqueles moradores que vivem em uma cidade organizada, pagam sua taxa de esgoto, mas a empresa coletora termina por lançar estes resíduos in natura, até os usuários de “sanitários voadores” o nome eufemístico dos sacos plásticos jogados por todos os lados em algumas favelas africanas, haitianas e nordestinas. Veja uma dupla de africanos contando esta história, em um misto de desgraça e riso tão comum para nós brasileiros.
Para resolver um problema tão variado, precisamos sentar com estas pessoas e desenvolver soluções adaptadas. Os moradores da cidade não quererão pagar por uma reforma complicada para instalar este sistema, enquanto os realmente despossuídos terão dificuldade em operá-lo.
Apesar das críticas, daqui por diante ficarei mais calmo com as falhas do meu computador. Ao menos parte do meu dinheiro está sendo gasto para pensarmos no pior e mais desprezado problema de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário