sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Agricultura versus Ambiente

O último lance da queda de braço entre agricultura e ambiente é a indicação da Senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura.
A resistência da Presidente com a natureza e o pensamento a longo prazo é histórica, mas ela poderia ter aproveitado a oportunidade para construir a necessária ponte entre ambiente e agricultura, ao invés de destruí-la com um nome que não é bem aceito por nenhum ambientalista e nem mesmo por muitos grandes produtores de grãos.
Onde foi que a agricultura passou a ser inimiga do ambiente e vice versa? Onde foi que nos perdemos?
Historicamente, as questões de natureza eram tratadas dentro das secretarias e ministérios da Agricultura. Muitos dos grandes nomes ambientais do passado eram agrônomos.
Não sei em que momento da história recente passamos a crer que alimentos são produzidos em outro local que não o mesmo ambiente, e que não seriam os próprios agricultores os primeiros a sentir os impactos de um ambiente degradado.
Neste link e neste você encontra alguns trabalhos científicos muito bem aceitos entre os pesquisadores, mostrando que a agricultura terá que lidar com problemas ainda mais sérios que dois graus de aumento de temperatura.
Da mesma forma, está nas mãos da agricultura resolver alguns problemas ambientais antigos como o desmatamento da Amazônia. Nesta semana foi renovada a moratória da Soja, que é um compromisso entre governo e indústria para que a soja plantada em áreas desmatadas na Amazônia não possa ser comercializada e que de acordo com dados oficiais, chegou a reduzir o desmatamento em mais de cinco vezes em alguns municípios. A moratória é parte do esforço que levou à redução do desmatamento da Amazônia em 18%, conforme dados publicados esta semana pelo conceituado sistema PRODES do Inpe.

Há um terreno fértil para a construção de muitas pontes entre agricultura e ambiente, mas este terreno permanecerá infecundo se Kátia Abreu ocupar o ministério da Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário