sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desmatamento recorde na Amazônia



Já escrevi mais de uma coluna sobre recordes de desmatamento na Amazônia, e esta será mais uma. A novidade é que o recorde desta vez é de mínimo.
Tão importante quanto o resultado (já falaremos dele) é o trabalho para chegar nele. O desmatamento é medido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desde 1988 . No começo o governo não gostou nada dos resultados e criou-se uma grande polêmica entre o próprio INPE, o Professor Philip Fearnside, a Embrapa e o governo, na época presidido por José Sarney. Ao longo dos anos o INPE conseguiu construir uma independência do governo, mesmo sendo parte dele. Os números do desmatamento são motivo de enorme discussão, mas sua credibilidade é consenso. Nunca ouvi uma crítica a eles.
A partir de 2004 o INPE passou a publicar dados mensais preliminares, o sistema DETER, tanto para tornar rapidamente conhecidos a posição dos possíveis desmatamentos, como para acelerar ações policiais. Esta foi outra ação corajosa do INPE, porque a Amazônia passa boa parte do ano coberta por nuvens, sendo impossível enxergar o que acontece embaixo delas. Mas neste caso os ganhos são muito maiores que as perdas.
Mas como dizia, o desmatamento divulgado nesta semana é o mais baixo desde o início da medição, ao redor de um sexto do pico de 2004.
Dias depois de sair os dados do recorde (o de 2004, não o de 2012), eu estava em um avião quando entrou a figura levitante da então ministra do ambiente, Marina Silva. A conversa girou ao redor da inércia do desmatamento. As ações corretas levam anos para mostrar resultados.
Deixarei para você o trabalho de sobrepor a evolução do desmatamento com as gestões Sarney, FHC e Lula, além da situação econômica mundial. De acordo com a afeição política, você pode aumentar ou diminuir a importância deste ou daquele para chegar ao resultado esperado.
O que, felizmente, está acima do viés político, é que afinal temos números confiáveis dizendo que o desmatamento agregado se reduz há oito anos (apesar de ter aumentado em um ou outro estado)
Como grande parte de nossa emissão de gás carbônico é por desmatamento, a notícia é tão boa para a floresta quanto para o clima global.
A outra boa notícia é que a gigantesca redução de emissão que estes números implicam, podem afinal fazer com que algo se mova na boca livre anual do clima, que ora ocorre no Catar. Neste ano pouparei meus dois leitores do argumento “as negociações do clima não pagam o gasto de combustível de aviação”. Ele continua tão válido quanto sempre, mas bastará ler a coluna do ano passado trocando o balneário de 2011 pelo de 2012.
Quem sabe não será a próxima coluna a primeira sobre algum mísero resultado concreto das negociações sobre o clima ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário